Sonic e a metáfora do capitalismo contra o socialismo na Guerra Fria

Sonic metáfora capitalismo vs socialismo URSS
Sonic vs. Dr. Ivo Robotnik representando EUA vs. URSS na guerra fria. (Colagem: Daniel Ayub)

 

O que trago são fatos, correlações e algumas teorias que mantive em segredo ao longo dos anos. Afinal, nunca se sabe quem pode estar nos monitorando e é preciso estar atento e forte. No entanto, é chegado o momento da revelação: Sonic é uma alegoria provocativa da vitória do capitalismo sobre o socialismo em um mundo pós-guerra fria e a Sega, uma promotora da visão bélica americana.

Analisemos algumas relações, em ordem narrativa:

1. O fundador da Sega é um ex-militar americano

O fundador da Sega (Service Games) foi David Rosen, americano nascido em 1930 e que serviu como soldado da Força Aérea Americana no Japão e na Guerra da Coreia, entre 1948 e 1952. Sua primeira criação foi o “Periscope”, um arcade analógico de ataque a submarinos. Durante grande parte do período que passou no Japão, conseguiu prosperar comercializando para soldados americanos.

Conselho de diretores da Sega
Conselho administrativo da Sega. David Rosen é o 4º da direita para a esquerda. (Reprodução)

2. Em 1975, a União Soviética lança “Porco-espinho na Neblina”

Em 1975, o diretor Yuriy Norshteyn lança o curta-metragem de animação “Porco-espinho na Neblina“, onde um ingênuo e infantil porco-espinho sai para visitar seu amigo urso (símbolo da Russia), mas no caminho fica intrigado pela imagem de um cavalo branco no meio de uma neblina noturna. Ao ir atrás do cavalo, o porco-espinho fica perdido e só consegue sair com a ajuda de outros animais, sendo que finalmente consegue chegar na casa do seu amigo. 

É possível que tenha sido uma provocação à visão política “perdida” do capitalismo do século XX, que resulta em crises sazonais e sempre precisa de ajuda para se reconstruir. O porco-espinho representa os EUA, a névoa representa o capitalismo, e o urso, a URSS, chamando para ficar confortável ao seu lado, em uma visão única: o comunismo global. A resposta viria 25 anos depois.

desenho porco-espinho na neblina
Desenho “Porco-espinho na Neblina”, de 1975. (Reprodução)

3. Sonic é lançado no mesmo ano da dissolução da URSS

Em 1989, acontece a queda do muro de Berlim, simbolizando o fim da Guerra Fria. Em 1990, a alta cúpula da Sega encomenda à sua equipe um personagem para servir como seu mascote. Em 1991 é lançado o jogo “Sonic: the Hedgehog”. Destaca-se que no mesmo ano foram declaradas as independências da Estônia, Letônia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Azerbaijão e Quirguizistão, sendo que em 31 de dezembro, acontece a completa dissolução da União Soviética.

sonic-comunismo-capitalismo
Sonic como uma declaração da vitória do capitalismo sobre o socialismo da URSS. (colagem: Daniel Ayub)

4. Dr. Ivo Robotnik representa Stalin e o conceito do comunismo ditatorial

No jogo, a missão de Sonic é derrotar o malvado Dr. Ivo Robotnik, um cientista louco que sempre veste vermelho, a cor da bandeira da União Soviética e símbolo do socialismo. Robotnik sequestrou animais livres para transformá-los em máquinas industriais, a fim de criar um país perfeito. Uma clara referência à imagem de Stalin e à ideia de comunismo ditatorial.

dr ivo robotnik é josef stalin
Dr. Ivo Robotnik é Josef Stalin. (Colagem: Daniel Ayub)

5. Sonic representa o liberalismo econômico meritocrata americano

Para sobreviver aos diversos perigos do mundo e também para conseguir mais vidas, Sonic, que veste o vermelho, branco e azul da bandeira americana, precisa sempre coletar anéis de ouro, simbolizando o dinheiro, uma clara referência ao liberalismo econômico do capitalismo.

O personagem é um porco-espinho, ou ouriço cacheiro, que, de acordo com o folclore de algumas culturas europeias, é um animal que trabalha muito e que não perde tempo com bobagens, atribuindo-lhe um selo meritocrata. Também são citados como heróis civilizadores, ou seja, aqueles que levam o progresso civilizatório (capitalismo) aos povos menos civilizados (socialistas russos).

Sonic e os aneis dourados
Sonic e os anéis de ouro. (Reprodução)

6. Dr. Ivo Robotnik se transforma em Dr. Eggman

De acordo com a história do game, Dr. Ivo Robotnik criou um clone de si mesmo, o Dr. Eggman, que se tornaria o inimigo de Sonic nos próximos jogos, depois da morte de Ivo. O fato é que “Eggman” foi o apelido que John Lennon deu a Eric Bordon nos anos 60, após ouvir sobre um dos seus relatos sexuais, em que sua namorada jamaicana chamada Sylvia quebrou um ovo no seu corpo durante o sexo. A relação com isso? Eric Bordon é o fundador das bandas “The Animals” e “War”. Coincidência?

john lennon eggman eric bordon
“GOO GOO G’JOOB!” (Reprodução)

Conclusão

As referências e relações são óbvias o suficiente para não restar dúvidas quanto ao papel da Sega no desenrolar do contexto político do século XX. É necessário acendermos as chamas da verdade e levar luz e conhecimento para os que procuram. Que esta informação sirva como referência e estudo aos que buscam compreender os mecanismos ocultos dos governos e instituições.

Nota: Enquanto apurava todas as referências e me aprofundava na história do jogo, me dei conta de que essa mesma teoria já havia sido levantada por algumas pessoas. Mas acredito que não foi exposta o suficiente e também creio que este texto acrescente mais informações.

Comentários
Sharing is caring
0